(35) 3423-7888

Gestão de Processos Otimizados

11/07/2019

Processos Otimizados para a Perenidade das Organizações

A ACE Consulting associada à Fundação Dom Cabral realizou nos dias 03 e 04 de julho de 2019 o 4º módulo do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD. Marcos Cotta de Carvalho foi o professor convidado a conduzir o encontro; especialista em Gestão de Processos Otimizados atua junto à FDC na capacitação de Executivos em todo Brasil.


Os estudos introdutórios basearam-se em estratégia, rotina e clima organizacional, uma rápida contextualização o qual o professor abordou estes três conceitos muito relevantes para o início das atividades. 

Sobre os conceitos aprendidos, estratégia enquanto processo, diz a respeito ao modo como se programa atividades para a consecução dos objetivos definidos pelas políticas da organização. Rotina entende-se que as organizações são constituídas por complexas combinações de recursos como (capital humano, capital intelectual, instalações, equipamentos e etc.) interdependentes e inter-relacionados, que devem perseguir os mesmos objetivos e cujos desempenhos podem afetar positiva ou negativamente a organização em seu conjunto. E sobre clima organizacional foram estudados os tipos da natureza humana nos trabalhos, dividida em dois tipos: teoria determinística e teoria probabilística.


Neste mesmo módulo, as empresas parceiras da ACE Consulting que compõe a Rede PAEX Sul e Sudoeste de Minas Gerais, realizaram estudos de casos através de atividades práticas realizadas em grupos. Dentre estas atividades estavam: “Mapa de Contexto/Processo Crítico”, “Análise de Fluxo Atual (Fotografia)”, “Redesenho do Processo, Indicadores de Desempenho, Padrão Técnico do Trabalho e Implantação do Processo. Todas elas partiram da explanação inicial do professor onde afirma: “Processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica, com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.”



Ao otimizar processos os resultados são visíveis, dentre estes podemos listar: 


1-A melhora do desempenho e alcance de metas preestabelecidas,

2-Eliminação de burocracia e duplicidades,

3-Asseguração de agregação de valor, 

4-Simplificação,

5-Redução do ciclo de tempo, 

6-Redução de erros,

7-Simplificação da linguagem e

8-Uniformização das atividades.